sexta-feira, dezembro 19, 2014

IMAGINÁRIO #535

José de Matos-Cruz | 16 Outubro 2015 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

PANDEMÓNIO
Em finais de 1941 - poucos dias após o ataque a Pearl Harbor, que emocionou e encheu de pânico a América - vivem-se momentos de pandemónio e paranóia, na Costa Oeste dos Estados Unidos, quanto a uma projectada invasão nipónica. Trata-se de um pavor quase irracional para a orgulhosa nação, este risco de ser ferida no seu corpo territorial, em particular no coração do cinema: Hollywood! E, quando um submarino japonês, sem orientação, tenta ainda assim vibrar um golpe no inimigo, o caos não tardará a reinar, na mais delirante e formidável espiral de equívocos… Após sucessos nas vertentes da catástrofe (Tubarão / Jaws - 1975) e do fantástico (Encontros Imediatos do Terceiro Grau / Close Encounters of the Third Kind - 1977), Steven Spielberg sagrou a comédia em 1941 - Ano Louco em Hollywood / 1941 (1979), através de uma via subvertora e espectacular. Eis uma crónica excessiva, impetuosa, extravagante, burlesca, sobre essas vinte e quatro horas de ansiedade e pesadelo, perante o receio de uma agressão iminente mas obscura.
        
MEMÓRiA

¨1883-18OUT1955 - José Ortega y Gasset: Escritor e filósofo espanhol, autor de A Rebelião das Massas (1930) - «A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem». IMAG.88-450

¨1667-19OUT1745 - Jonathan Swift: Escritor irlandês - «Quando um verdadeiro génio se mostra ao mundo, reconhece-se logo da seguinte maneira: todos os idiotas se juntam e conspiram contra ele». IMAG.373-510

¨20OUT1925-2007 - Art Buchwald: Colunista e humorista americano - «Os americanos são um povo tolerante… Conseguem aceitar que alguém seja alcoólatra, drogado, espancador de mulheres, e até mesmo jornalista… Mas, se um homem for incapaz de mandar, então, é porque há algo de errado com ele» (1968). IMAG.129

¯1934-20OUT2005 - Shirley Horn: Cantora e pianista americana - «Oscar Peterson tornou-se o meu Rachmaninoff, e Ahmad Jamal converteu-se no meu Debussy». IMAG.64-465

¨22OUT1875-1899 – José António Duro, aliás José Duro: Poeta português - «Estou farto de sofrer, o sofrimento cansa, / E, por maior desgraça e por maior tormento, / Chego a julgar que tenho – estúpida lembrança – / Uma alma de poeta e um pouco de talento!» (Doente - excerto). IMAG.51

¨1851-22OUT1925 - Carolina Michaёlis de Vasconcelos: Romancista, filóloga, etnógrafa e historiadora da literatura portuguesa - «Para mim filologia portuguesa é o estudo científico, histórico e comparado da língua nacional em toda a sua amplitude, não só quanto à gramática (fonética, morfologia, sintaxe) e quanto à etimologia, semasiologia, etc., mas também como órgão da literatura e como manifestação do espírito nacional». IMAG.314

¯23OUT1865 - Morre Leonardo Soller - músico da Real Câmara, professor da Orquestra do Theatro de D. Maria II, mestre de vários coros de Lisboa, fundador do Montepio Philarmonico e da Associação Musical 24 de Junho. «Professor exímio e tocador de muitos instrumentos musicais. A arte musical perdeu um dos seus melhores executantes» (Diário de Notícias - 25OUT1865).
  
VISTORiA

Em Busca

¨Ponho os olhos em mim, como se olhasse um estranho,
E choro de me ver tão outro, tão mudado…
Sem desvendar a causa, o íntimo cuidado
Que sofro do meu mal – o mal de que provenho.

Já não sou aquele Eu do tempo que é passado,
Pastor das ilusões perdi o meu rebanho,
Não sei do meu amor, saúde não na tenho,
E a vida sem saúde é um sofrer dobrado.

A minh’alma rasgou-ma o trágico Desgosto
Nas silvas do abandono, à hora do sol-posto,
Quando o azul começa a diluir-se em astros…

E à beira do caminho, até lá muito longe,
Como um mendigo só, como um sombrio monge,
Anda o meu coração em busca dos seus rastros…
José Duro
- Fel (1898)

VISTORiA

¨Eu e mais cinco companheiros saltámos para uma lancha e, à força de remar, conseguimos livrar-nos do navio e do escolho. Navegámos, assim, perto de três léguas, mas por fim o cansaço não nos deixou mais remar; completamente extenuados, deixámo-nos levar ao sabor das vagas e em breve uma nortada rija virou-nos a lancha.
Desconheço qual tivesse sido a sorte dos meus companheiros de lancha, nem dos que se salvaram do escolho, ou ainda dos que ficaram no navio, mas desconfio que pereceram todos; quanto a mim, nadei ao acaso e fui levado para terra pelo vento e pela maré. De vez em quando estendia as pernas a ver se encontrava fundo; por fim, estando quase exausto, tomei pé. Por então, o temporal amainara. Como o declive era um tanto insensível, caminhei perto de meia légua pelo mar, antes que pusesse pé em terra firme. Andei quase um quarto de légua sem avistar casa alguma, nem encontrar vestígios de habitantes, embora esta região fosse muito povoada. O cansaço, o calor e o meio quartilho de aguardente que bebera ao deixar o navio, tinham-me dado sono. Deitei-me na relva, que era de uma finura extrema, e pouco depois dormia profundamente. Dormi durante nove horas seguidas. Ao cabo desse tempo, acordei, tentei levantar-me, mas em vão o fiz. Vi-me deitado de costas, notando também que as pernas e os braços estavam presos ao chão, assim como os cabelos. Cheguei a observar que muitos cordões delgadíssimos me rodeavam o corpo, das axilas às coxas. Só podia olhar para cima; o sol começava a aquecer e a sua forte claridade feria-me a vista. Ouvi um confuso rumor em torno de mim, mas na posição em que me encontrava só podia olhar para o sol. Em breve, porém, senti mover-se qualquer coisa em cima da minha perna esquerda, coisa que me avançava suavemente sobre o peito, e me subia quase ao queixo. Qual não foi o meu espanto quando enxerguei uma figurinha humana que pouco mais teria de seis polegadas, empunhando um arco e uma flecha, e com uma aljava às costas! Quase ao mesmo tempo os meus olhos viram mais uns quarenta da mesma espécie. Desatei de repente a soltar gritos tão horríveis, que todos aqueles animálculos fugiram aterrorizados, e mais tarde soube que alguns caíram de cima do meu corpo, com tal precipitação, que ficaram gravemente feridos. Apesar disso, tornaram daí a pouco, e um deles teve o arrojo de chegar tão perto, que viu a minha cara; levantou as mãos e os olhos com ar de admiração, e, por fim, com voz esganiçada mas nítida, exclamou: Hekinah Degul, palavras que os outros repetiram muitas vezes, mas cujo sentido me não foi lícito desvendar.
Entretanto, conservava-me admirado, inquieto, perturbado, e o leitor ponha-se no meu caso e veja se não era de facto uma situação crítica.
Jonathan Swift
- As Viagens de Gulliver - Viagem a Lilipute
(1726 - excerto)
               
COROLÁRiO

¨Aqui jaz o corpo de Jonathan Swift, doutor em Teologia e deão desta catedral, onde a colérica indignação não poderá mais dilacerar-lhe o coração. Segue, passante, e imita, se puderes, esse que se consumiu até o extremo pela causa da Liberdade.
¯Epitáfio
- Catedral de São Patrício, Dublin
       
PARLATÓRiO

¨O importante é a lembrança dos erros, que nos permite não cometer sempre os mesmos. O verdadeiro tesouro do homem é o tesouro dos seus erros, a larga experiência vital decantada por milénios, gota a gota.
Ortega y Gasset
         
CALENDÁRiO

¯1959-09OUT2014 - Jorge Reis: Músico português, violinista (Orquestra Sinfónica da RDP) e saxofonista (Hot Club Portugal) - «A formação clássica determinou o modo como abordou o jazz e foi uma das suas grandes influências» (Diário de Notícias).

¨09OUT2014 - Patrick Modiano é distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, recompensando «a arte da memória com que o escritor evoca os destinos humanos no seu mais inacessível», aquando da ocupação de Paris durante a II Guerra Mundial.

¢14OUT-16NOV2014 - No Porto, Fundação Dr. António Cupertino de Miranda expõe Sinais do Modernismo No Porto - Anos 30 - [José Cândido] Dominguez Alvarez (1906-1942). IMAG.95-96
                                                  
BREVÁRiO

¸Universal edita em DVD, 1941 - Ano Louco em Hollywood / 1941 (1979) de Steven Spielberg; com com Dan Aykroyd e John Belushi. IMAG.18-23-44-63-71-72-80-88-93-136-147-155-159-171-183-199-225-273-304-383-388-391-412-443-445-465-484-488-506

¨Dom Quixote edita Para Isabel de Antonio Tabucchi (1943-2012); tradução de Sónia Martelli de Lima. IMAG.269-273-404-421

¯Harmonia Mundi edita em CD, Bedřich Smetana [1824-1884] & [Leos] Janácek [1854-1928]: String Quartets por Jerusalem Quartet. IMAG.207-367-464-473

¨Sextante edita Zacarias Escarcela e Outros Contos de Aleksandr Soljenítsin / Alexander Soljenitsine (1918-2008); tradução de António Pescada. IMAG.147-209-474

¯Deutsche Grammophon edita em CD, The Gospel According To the Other Mary por John Adams, com Los Angeles Philharmonic / Los Angeles Master Chorale, sob a direcção de Gustavo Dudamel.
     
EXTRAORDINÁRiO

OS SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico

ENTRE AS TERRAS DO SOL E O REINO DAS TREVAS - 5
Hélio sempre fora expedito em praticar as suas omissões, inibindo-se porém na abstenção de iniciativas. Insinuava uma comunhão plena, para depois se acovardar em solitárias renúncias. E uma tal traição cavava o pior dos agravos, ante Celeste já espectral pelo supremo sacrifício.
Celeste languescia numa realidade virtual, que era agonia a macerar a linha do horizonte entre o céu e a terra. Esse instante volúvel em que o espírito, em vão, deixa de ser inspiração e palpitante, ao transfigurar-se como matéria imperceptível para a eternidade.

Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário