José
de Matos-Cruz | 16 Setembro 2015 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado
em 2004
PRONTUÁRiO
REINCIDÊNCIAS
Akira Kurosawa (1910-1998)
granjeou prestígio europeu em 1951, ao arrebatar o Leão de Ouro no Festival de
Veneza para Rashomon - Às Portas do
Inferno (1950), logrando novo expoente de sucesso com Os Sete Samurais (1954). Sobre o impacto destes dois filmes
clássicos, mesmo nos Estados Unidos da América, basta lembrar que o primeiro
motivou como adaptação livre O Ultraje
(1964) de Martin Ritt, e o segundo precedeu Os
Sete Magníficos (1960) de John Sturges. Ao citarem-lhe tais versões,
Kurosawa comentaria, irónico, que também ele partiu de Macbeth no Trono de Sangue (1957), aliás voltando
ao William Shakespeare de Rei Lear em Ran
- Os Senhores da Guerra (1985)… Reivindicando que lhe interessa «contar
histórias que se inspirem, livremente, na tragédia literária e universal»,
Kurosawa sublima afinal - num elã envolvente, fatídico, estrutural e
significante - a aventura humana sob uma emergência dramática, estética e
plástica, em que se transfigura o realismo fantástico.
MEMÓRiA
¸25AGO1885-1967
- Georg Wilhelm Pabst, aliás G.W. Pabst: Cineasta austríaco, realizador de Lulu - A Boceta de Pandora / Die Büchse der Pandora (1928) - «Uma das
obras-primas da sétima arte» (Público).
¸18SET1905-1990
- Greta Lovisa Gustafson, aliás Greta Garbo: Actriz sueca, naturalizada
americana - «Sou o que o adolescente jamais encontrará, o que o velho procurou
em vão durante meio século, o que a mulher desejava ter para segurar quem a
deixou. Compreendem, então, por que me escondo? Não quero que os sonhos acabem».
IMAG.35-51-181-230-270-473
1857-19SET1935 -
Konstantin Tsiolkovsky: Físico russo, pioneiro no estudo da cosmonáutica - «A
Terra é o berço da Humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre!»
(1982).
¨1923-19SET1985
- Italo Calvino: Escritor italiano - «A loucura é uma força da natureza para o
bem ou para o mal, ao passo que a estupidez é uma debilidade da natureza sem
contrapartidas». IMAG.51-439-482
¯1801-23SET1835
- Vincenzo Bellini: Compositor italiano, autor das óperas La
Sonnambula (1831) e I
Puritani (1835). IMAG.147-173-188-249-345-498
¨1920-23SET1975
- Ruben Alfredo Andresen Leitão, aliás Ruben A.: Escritor português - «A ânsia
de matar tempo, de liquidar o espaço de dias entre um acontecimento e o que lhe
sucede, transmite, tanto em casos de amor como em outros fins importantes, um
estado de alma que se preocupa exclusivamente em atingir esse alvo previamente
estabelecido. Não se pensa em mais nada. Semelhante à situação criada quando se
sabe de antemão que se vai encontrar determinada pessoa que nos interessa
muito. Fica-se incapaz de articular palavra, de estreitar vínculo com quem quer
qu e seja que se nos atravesse no caminho. Está-se a viver em outrem, num
estado fora da relação humana do dia-a-dia. Nem sequer ouvimos os sons,
arrepiamos a pele ao tomar conhecimento consciente de notícias que já sabíamos
de antemão pertencerem ao domínio público. Esta é também a ânsia do suicida que
nada mais faz entre a decisão de cometer o homicídio e a prática do acto
extremo.» (O Mundo À Minha Procura I).
IMAG.52-406-478
CALENDÁRiO
¸28AGO2014
- Na Rua do Loreto, entre o Chiado e o Bairro Alto, reabre o Cinema Ideal - o
mais antigo de Lisboa - com uma programação de filmes portugueses e europeus, e
a reposição de clássicos da sétima arte. IMAG.523
09SET-04OUT2014 - Em
Coimbra, Casa da Cultura expõe A Cadeira
Que Queria Ser Sofá - Prémio Nacional de Ilustração 2012 - de Ana Biscaia. IMAG.310-416-430-509
04OUT2014 - Em Viseu,
Galeria Municipal D. Miguel da Silva expõe Centenário
de Jijé - aliás, Joseph Gillain (1914-1980), argumentista e ilustrador de
banda desenhada, autor de Jean Valhardi
(1941), distinguido com o Grand Prix
Saint-Michel (1975).
VISTORiA
¨O
homem que cavalga longamente por terrenos selváticos sente o desejo de uma cidade.
Finalmente chega a Isidora, cidade onde os prédios têm escadas de caracol
incrustadas de búzios marinhos, onde se fabricam artísticos óculos e violinos,
onde quando o forasteiro está incerto entre duas mulheres encontra sempre uma
terceira, onde as lutas de galo degeneram em brigas sangrentas entre os
apostadores.
Era em todas estas coisas
que ele pensava quando desejava uma cidade. Assim Isidora é a cidade de seus
sonhos: com uma diferença. A cidade sonhada continha-o jovem; a Isidora, chega
em idade avançada. Na praça, há o paredão dos velhos que vêem passar a
juventude; ele está sentado ao lado deles. Os desejos são já recordações.
Italo Calvino
- As Cidades Invisíveis (1972
- excerto)
Vida Incipiente
¨O
facto real da vida é que estamos de novo todos juntos sem se saber como nem
porquê, é o imponderável que liga os seres e os deixa andar à deriva como
pedaço de cortiça em praia batida pelo norte – o resto, se se quiser analisar,
é uma babugem de relações sem eira nem beira ao deslizar da corrente que tanto
vem dos outros lados do Atlântico como da disposição em cada um de nós. Os dias
foram andando dentro de cada um de nós e na marcha de pormenores domésticos
gastámos horas preciosas de nós mesmos. Acerca de comédias fizemos
considerações pessoais e quando se tratava de analisar uma tragédia usufruíamos
um gozo espiritual de dever cumprido sexualmente.
Passaram-se anos, também
não sei quantos. Houve uns que casaram, outros que ficaram para ornamento ímpar
de jantares familiares e ainda outros que se ambulanteiam pelas esquinas do
vício à procura de óleo para uma máquina donde se desprendeu já a mola real do
entendimento.
Afinal também não importa
que o ritmo das coisas tenha sido o mesmo, se todas as coisas existem para um
ritmo que lhes é íntimo à sua própria expressão de coisas. Houve sábados e
domingos sextas e quintas segundas e terças e sempre uma quarta-feira a comandar
no equilíbrio do princípio e do fim. Com os dedos mataram-se formigas que
estavam fáceis ao alcance de um piparote e através das mãos fizemos a
construção de novos dias. Cada um de nós teve uma história mais ou menos grande
e mais ou menos importante para contar no seu íntimo. Às vezes eu lá encontrava
um de nós para logo ter a impressão que se apoderava de todos uma moléstia
sentimental de visão acabrunhada, e de história em história ou de pieguice para
pieguice caminhávamos inúteis no amorfo de abatjours contemplativos.
Ruben A.
- Caranguejo (1954 - excerto)
BREVÁRiO
¸British
Film Institute/BFI edita em DVD, Os Sete
Samurais / Shichinin no Samurai (1954)
de Akira Kurosawa; com Toshiro Mifune e Takashi Shimura. IMAG.193-267
A propósito da
comemoração dos 500 anos do Foral de Soajo, Âncora Editora re-edita O Juiz de Suajo (1996) de José Ruy. IMAG.4-16-19-36-61-78-96-117-129-141-149-197-223-224-252-263-267-271-279-305-392-416-430-504-514
¯Universal
edita em CD, sob chancel Decca, Johannes Brahms
[1833-1897]: The Violin Sonatas por
Leonidas Kavakos e Yuja Wang. IMAG.82-171-193-199-256-286-303-324-393-417-482
¯VGM
edita em CD, sob chancela Arcana, Vertù
Contra Furore: Musical Languages In Late Medieval Italy - 1380-1420 por
Mala Punica, sob a direcção de Pedro Memelsdorff.
ANTIQUÁRiO
ü16SET1855
- Em Lisboa, são inauguradas as primeiras Estações de Telégrafo, no Terreiro do
Paço, nas Cortes e no Palácio das
Necessidades.
18SET1865 - Às treze
horas, com o cerimonial devido, El-Rei D. Luis, El-Rei D. Fernando e o Infante
D. Augusto entram no Palácio de Crystal, inaugurando a Exposição Internacional
do Porto, em que participam mais de 3.000 expositores nacionais e estrangeiros.
IMAG.530
PARLATÓRiO
Por agora, os homens são
fracos… No entanto, transformam a superfície terrestre. Em milhões de anos, o
seu poder aumentará, até ao limite em que irão alterar a superfície da Terra,
os oceanos, a atmosfera e eles próprios. Irão controlar o clima e o sistema
solar, como controlam a Terra. Irão viajar para além dos limites do nosso
sistema planetário. Irão alcançar outros Sóis e utilizar a sua energia
vibrante, em vez da energia do seu astro moribundo.
Konstantin
Tsiolkovsky
(1981)
EXTRAORDINÁRiO
OS SOBRENATURAIS
- Folhetim Aperiódico
ENTRE AS TERRAS DO SOL E O REINO DAS TREVAS - 4
Heróica, Celeste resistira pela transcendência
do seu amor, preservando-se então com um intenso apelo de relação corpórea.
Materializado nesse anelo tão etéreo de correspondência -
que assim, e uma vez mais, Hélio caprichara agora em lhe frustrar... De que
valeria, pois, sacrificar-se numa vacilação de alma penada, sem esperança? Ai,
Celeste era corroída pela melancolia.
– Continua
Sem comentários:
Enviar um comentário