José
de Matos-Cruz | 08 Julho 2015 | Edição Kafre | Ano XII – Semanal – Fundado em
2004
PRONTUÁRiO
FASCÍNIOS
Após
uma primeira geração de notáveis artistas pioneiros, a banda desenhada de
expressão franco-belga exploraria distintos horizontes e protagonistas, sob a
estratégia das principais editoras, e visando um mais amplo público de
adolescentes e adultos. Aos aliciantes da aventura correspondem os temas virtuais,
testando-se versáteis grafismos pela pulsão estética e narrativa. Por tais
parâmetros sobressai Jean-Pierre Gibrat,
cuja notoriedade de firmou com La Parisiènne (1983),
na revista Pilote. Autor de minuciosa ilustração, sobre a fértil escrita
de Daniel Pecqueur, Gibrat
desenvolveu a saga de Claire Dulac, uma fascinante navegadora solitária em Maré Baixa /Marée Basse (1996). Após Pinóquia/Pinocchia (1995), um
«conto de fadas para adultos», desta vez - subvertendo a fantasia moral, em
todos os estigmas irónicos e perversos - não é um sapo desencantado, mas um
macaco-de-circo que, ao beijo da bela Claire, se transforma em príncipe…
amestrado! Uma Veneza pós-apocalíptica ressurge, sempre sedutora e fétida,
tendo-se excedido Gibrat, num fascínio gráfico entre o sortilégio erótico e a
provocação estilística. IMAG.48
CALENDÁRiO
¸07DEZ1915-24JUN2014 - Eli Herschell Wallach, aliás Eli Wallach: Actor
americano de cinema, carismático secundário em Os Sete Magníficos (1960) de John Sturges ou O Bom, o Mau e o Vilão (1966) de Sergio Leone - distinguido com um
Óscar Honorífico (2010) pela Academia de Hollywood.
¨26JUL1925-25JUN2014 - Ana María Matute Ausejo, aliás Ana Maria Matute:
Escritora espanhola, autora de O
Esquecido Rei Gudú (1996), membro da Real Academia Española, distinguida
com o Prémio Cervantes (2010) - «Quem não inventa, não vive». IMAG.413
¸26JUN2014 - Bando à Parte estreia Cativeiro
de Rodrigo Areias (com Alzira Pinho e Irene Alves), 1960 de André Gil Mata e Yama No Anata/Para Além das Montanhas de Aya Koretzky. IMAG.284-414-514-517
¢26JUN-25OUT2014 - Em Lisboa, Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva
expõe, com Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, Tapeçarias de Portalegre Na Obra de [Maria Helena] Vieira da Silva (1908-1992), sendo curadora Vera Fino.
IMAG.14-39-42-75-134-168-182-224-227-382-386-392-434-461-486-490-499-500-502
µ27JUN-31AGO2014 - No Porto, Edifício Axa apresenta L’Imaginaire d’Après Nature - exposição de fotografia de Henri
Cartier-Bresson (1908-2004). IMAG.5-477
¢27JUN-21SET2014 - Em Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian expõe O Traço e a Cor - Desenhos e Aguarelas Na Colecção Calouste Gulbenkian.
MEMÓRiA
¯09JUL1935-2009 - Mercedes Sosa, aliás La Negra: Cantora argentina - «Ela
deu voz à maioria silenciosa, àqueles que não podiam falar no tempo da ditadura
na Argentina» (Victor Heredia). IMAG.271
¯10JUL1895-1982 - Carl Orff: Compositor, maestro e professor germânico,
fundou em 1924 com Dorotee Günther uma escola de música, ginástica e dança -
«Estas actividades interessavam-me, na medida em que cada vez mais se
conectavam ao meu trabalho para o teatro». IMAG.364
10JUL1925-2009
- Vasco Granja: Pioneiro e primordial divulgador em Portugal da banda desenhada
e do cinema de animação - «uma linguagem autónoma, que nada ou quase nada tem a
ver com a técnica e a estética do cinema, excepto no que se refere ao suporte
material». IMAG.250-384-385
¯1926-11JUL2005 - Piero Cappuccilli: Barítono italiano, prestigiado na
interpretação de obras de Giuseppe Verdi - «A sua dimensão vocal, teatral e
artística convertem-no em uma das maiores personalidades da representação do
Século XX» (Rubén Amón).
¨1837-15JUL1885 - Rosalía de Castro: Novelista e poetisa galega, autora
de Folhas Novas (1880) - «Bem sei que
não há nada / de novo sob o céu, / Que antes outros pensaram / As cousas que
ora eu penso. // Bem, para que escrevo? / Bem, porque assim somos: / Relógios
que repetem / Eternamente o mesmo.» (Vaguedades - excerto). IMAG.43
VISTORiA
Cantiga
¨Eu cantar, cantar, cantei;
a
graça não era muita,
pois
nunca por meu pesar,
fui
eu menina graciosa.
Cantei
como foi possível,
dando
voltas e mais voltas
assim
como quem não sabe
perfeitamente
uma cousa.
Porém
depois de mansinho
e
um pouco mais alto agora,
fui
soltando essas cantigas
como
quem não quer a cousa.
Eu
bem quisera, é verdade,
que
elas fossem mais bonitas;
eu
bem quisera que nelas
bailasse
o sol com as pombas,
as
brancas águas com a luz,
e
os ares mansos com as rosas.
Que
nelas claras se vissem
a
espuma das verdes ondas,
do
céu as brancas estrelas
da
terra as plantas formosas,
as
névoas de cor sombria
que
lá nas montanhas voam;
os
pios do triste mocho,
as
campainhas que dobram
a
primavera que ri,
e
os passarinhos que voam.
E
canta que canta, enquanto
os
corações tristes choram.
Isto
e ainda mais quisera
dizer
com língua graciosa;
mas
onde a graça me falta,
o
sentimento me sobra.
Entretanto
isto não basta
par
explicar certas cousas
que,
às vezes, por fora um canta
enquanto
por dentro chora.
Não
me expliquei qual quisera:
sou
de pouca explicação;
se
graça em cantar não tenho,
o
amor da terra me afoga.
Eu
cantar, cantar, cantei,
a
graça não era muita,
mas
que fazer – desgraçada! –
se
não nasci mais graciosa.
Rosalía
de Castro
-
Tradução de Henriqueta Lisboa
ANUÁRiO
O1865 - O número de empregados do Estado em todo Portugal é de
12.811, sendo 3.503 no Ministério dos Negócios da Fazenda, 3.290 no Ministério
dos Negócios do Reino, e de 3.442 no Ministério dos Negócios da Guerra.
BREVÁRiO
¨Dom Quixote edita Retrato de Rapaz- Um Discípulo No Estúdio de Leonardo da Vinci de Mário Cláudio.
IMAG.51-220-520
¯Alia Vox edita em CD, Orient Occident II - Homenagem à Síria por Jordi Savall, com Hispèrion XXI.
GALERiA
Tapeçarias
de Portalegre
Na
Obra de Vieira da Silva
¢A exposição Tapeçarias de
Portalegre Na Obra de Vieira da Silva integra todas as tapeçarias
realizadas na Manufactura, e agora na posse de instituições e particulares. A
única excepção é a obra Êxodo, de
1981, que pela sua enorme dimensão não pode ser exposta no espaço do
museu. O primeiro contacto de Maria Helena Vieira da Silva com o têxtil data de 1929, ao realizar maquetas de
tecidos e tapetes para um atelier em Paris, que nunca viriam a ser executados.
Em 1937, Vieira da Silva e a Arpad Szènes recebem como encomenda copiar uma
pintura de Matisse e outra de Braque, para serem reproduzidas em tapeçaria: a
de Braque seria tecida, a de Matisse não. Em 1954, Vieira da Silva ganha o
concurso de tapeçarias que serviria para celebrar o centésimo aniversário da
Universidade de Basileia, projecto que desenvolve durante vários anos e que
terá sido o primeiro e o mais importante para a artista na área do têxtil. Em
1965, outras manufacturas realizam tapeçarias a partir de obras de Vieira da
Silva, como a Manufactura de Beauvais e os ateliers Gobelins.
Em
Portugal, a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, por iniciativa de Guy
Fino, inicia em 1968 a execução de um importante conjunto de tapeçarias a
partir de obras de Vieira da Silva; não tendo intervenção directa nas peças, as
tapeçarias tecidas a partir da sua obra agradavam-lhe. Todavia, Vieira da Silva
criou poucos verdadeiros cartões de tapeçaria, em resposta a encomendas: em 1960
realizou o cartão Mouraria para as Manufacturas de Portalegre (a tapeçaria só
seria realizada em 1975), um desenho de composição e cor simples; em 1971
concebe uma Biblioteca para a sala das Actas da Faculdade de Letras da
Universidade de Bordéus, produzida nos Ateliers Pinton d’Aubusson. A pedido do
Estado francês, Vieira da Silva pinta uma segunda versão, com uma gama de cores
completamente modificada: a conhecida Bibliothèque En Feu (1970-1974), obra
notável adquirida pela Fundação Calouste Gulbenkian, também realizada nos
Ateliers Pinton.
Em
1981, o Ministério da Cultura e o Ministério dos Negócios Estrangeiros
franceses encomendam a Vieira da Silva uma tapeçaria destinada ao altar da
capela do Palácio dos Marqueses de Abrantes, sede da Embaixada de França em
Lisboa, para além de cinco painéis pintados destinados à sacristia. Feita uma
experiência com um pormenor do original, uma tapeçaria de pequenas dimensões
para testar a técnica e confirmar a opção dos tons quentes e claros que,
conjugados com o tema espiritual melhor estabelecessem uma relação directa com
os cinco painéis, seria então produzida a tapeçaria final.
A
Manufactura de Tapeçarias de Portalegre nasce em 1946, fundada por Guy Fino e
Manuel do Carmo Peixeiro, e ainda hoje se dedica a preservar e reabilitar a
arte da tecelagem, e a reafirmar a técnica da tapeçaria como técnica
artística original. Maria Helena Vieira da Silva, como outros artistas
portugueses, participou na promoção da arte através da prática da Manufactura
de Tapeçarias de Portalegre, iniciando um incontornável processo de autonomia
da tapeçaria artística. É da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, hoje
fragilizada pela escassez de recursos humanos e financeiros, o maior conjunto
de tapeçarias suas, que permite apreender a diversidade e a unidade da sua
produção artística.
EXTRAORDINÁRiO
OS SOBRENATURAIS
- Folhetim Aperiódico
9
de Novembro de 1903
Com
o esbatido rosto em tristeza, Celeste pairou o olhar, de novo, sobre as
palavras escritas ao vento. Apertou com quanta força podia e, pelo atrito do
seu desespero, a folha mensageira entrou em combustão espontânea. Ou tê-lo-ia
Hélio previsto? As frases inflamadas, desistindo embora de mais um encontro,
iam esfumando as últimas expectativas íntimas à bela moça.
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