segunda-feira, fevereiro 07, 2022

FUNDA|MENTAL 132

José de Matos-Cruz | 16 Maio 2022 | Edição Kafre | Ano IV – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

16MAI1930-27JAN2000 - Friedrich Gulda: Compositor e pianista austríaco - fascinado por Wolfgang Amadeus Mozart, inspirado pelo jazz, professor de Martha Argerich ou Claudio Abbado - autor de Variações Sobre ‘Light My Fire’ de The Doors (1970) - «Não quero cair na rotina das carreiras de pianistas que se dedicam a concertos modernos, nem pretendo perseguir os valiosos triunfos do repertório barroco».

18MAI1872-02FEV1970 - Bertrand Arthur William Russell, aliás Bertrand Russell: Escritor, matemático e filósofo inglês, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura (1950) - «Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no facto de serem os estúpidos aqueles que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões… / O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota, e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda».

21MAI1471-06ABR1528 - Albrecht Dürer: Criador alemão, gravador, pintor, ilustrador, teórico e matemático, expoente do Renascimento nórdico, artista da corte do imperador Maximiliano I (1512), autor de Adão e Eva (1507), de A Ascensão da Virgem (1509) ou de Os Quatro Apóstolos (1526) - «Frequentemente, Deus concede a capacidade de aprender, e a perspicácia para realizar algo de bom, ao homem de quem não se encontram semelhantes no seu próprio tempo e que, muito cedo, não irá ter sucessor».

SUPER|VISÃO

1. Não tenhas a certeza absoluta de nada.

2. Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.

3. Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso.

4. Quando encontrares oposição, mesmo que seja do teu cônjuge ou das tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.

5. Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.

6. Não uses o poder para suprimir opiniões que consideres perniciosas, pois as opiniões irão suprimir-te.

7. Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceites foram um dia consideradas excêntricas.

8. Encontra mais prazer no desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se valorizas a inteligência como deverias, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.

9. Sê escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares ocultá-la.

10. Não tenhas inveja daqueles que vivem num paraíso de tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.

Bertrand Russell

- Os Dez Princípios de Um Código de Conduta – Autobiografia (1951-1969)

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

14DEZ2021 - Em Lisboa, Museu Nacional do Azulejo / MNAz expõe Territórios Desconhecidos – A Criatividade das Mulheres Na Cerâmica Moderna e Contemporânea Portuguesa (1950-2020), incluindo obras de Catarina Almada Negreiros, Fernanda Fragateiro, Graça Morais, Joana de Vasconcelos, Maria Ana Vasco Costa, Maria Helena Vieira da Silva ou Maria Keil.

PASSA|TEMPO

Daniel Maia edita e produz com Susana Resende, para o colectivo de banda desenhada Tágide, o fanzine Outras Bandas # 6; colaboração de António Coelho, Daniel Maia, Jorge RoD! Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Nuno Dias, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos, além de Américo Dimas (autor convidado) e João Raz (ilustração de capa). F|M.7-24-55-79-117

Dom Quixote edita O Combate de Norman Mailer (1923-2007); tradução de Francisco Agarez.

Sem comentários:

Enviar um comentário