José
de Matos-Cruz | 24 Abril 2022 | Edição Kafre | Ano IV –
Semanário – Desde 2019
FENDA|MENTAL
JUSTA|POSIÇÃO
28ABR1911-13MAR1999 - Leon Harrison Gross, aliás Lee Falk: Autor americano de banda desenhada, argumentista, criador de Mandrake (1934) ou de O Fantasma / The Phantom (1936) - «Cada artista, para além das suas motivações e imaginação, concebe um universo pessoal na banda desenhada de que é autor - e isto é verdade para The Peanuts, Beetle Bailey, Popeye, para todas as melhores séries. Tal consegue-se, não imitando os outros - seguindo as ideias próprias. The Phantom e Mandrake são bem reais - muito mais do que a maior parte das pessoas que andam por aí. Temos que acreditar nas personagens a que damos vida. / A minha única política é enaltecer a democracia e criticar a ditadura… Constatei que milhões de pessoas - em todo o mundo - diariamente apreciavam as mesmas coisas de que eu gostava».
29ABR1884-14AGO1960 - Jaime Zuzarte Cortesão, aliás Jaime Cortesão: Escritor português, ficcionista, poeta, dramaturgo, historiador e memorialista - «Uma antiquada concepção, cuja carreira não terminou de todo em Portugal, faz constituir a história na evocação dos homens e dos eventos singulares, faustosa galeria de retratos e painéis de batalhas, a que se acrescenta quando muito o quadro das instituições. Dir-se-ia desta sorte que os factos de ocupação do solo e agrupamento da população, as variações do regime económico, a elaboração de um espírito colectivo, os movimentos e transformações da massa, isto é, os factos propriamente sociais não têm importância na vida da sociedade. Longe de nós negar a parte da criação individual na história. Mas todas as nações, antes de atingirem a sua definição política suprema, atravessam um demorado período de formação, onde ocultam quase exclusivamente esses factos gerais. / A consciência de uma solidariedade e de um ideal colectivo, o sentimento e a ideia de uma pátria elaboram-se lentamente através desses movimentos de grupos e das lutas entre eles suscitadas. E por via de regra os grandes homens são tanto mais representativos quanto melhor encarnam e orientam as aspirações colectivas.» (Indivíduo e Colectividade - in História do Regímen Republicano Em Portugal, 1930-1935).
29ABR1899-24MAI1974 - Edward Kennedy Ellington, aliás Duke Ellington: Artista americano; compositor de jazz, pianista e maestro; distinguido com a Presidential Medal of Freedom (EUA, 1969), e com a Légion d’Honneur (França, 1973) - «Em termos gerais, o jazz foi, sempre, comparável ao tipo de homem que nenhum pai gostaria de ver relacionado com a sua filha».
29ABR1930-09OUT2017 - Jean Raoul Robert Rochefort, aliás Jean Rochefort: Actor e cineasta francês, intérprete de O Relojoeiro / L’Horloger de Saint-Paul (1973 e de Vamos a Isto Que É Festa / Que La Fête Commence… (1975) ambos de Bertrand Tavernier - «A vida passa demasiado depressa».
FUNDA|MENSAL
ACTUAL|IDADE
04NOV2021-19JUN2022 - Em Cascais, Fundação D. Luís I apresenta, na Casa das Histórias Paula Rego, a exposição de artes plásticas Colecção Casa das Histórias Paula Rego, sendo curadora Catarina Alfaro.
04NOV2021 - Tiago Durão produziu e realizou, e estreia Eunice ou Carta a Uma Jovem Actriz; documentário sobre a vida e a carreira de Eunice Muñoz, e a passagem de testemunho à sua neta, a actriz Lídia Muñoz. F|M.67
05NOV2021-13FEV2022 - Em Lisboa, Museu do Oriente apresenta No Plan For Japan - exposição de seis coleções de trabalhos da arquitecta Ana Aragão.
11NOV2021 - NOS Audiovisuais estreia O Som Que Desce Na Terra (2021) de Sérgio Graciano; com Gabriela Barros e José Condessa. F|M.65
PASSA|TEMPO
A Seita edita, na colecção ComicHeart, Macho-Alfa de Filipe Duarte Pina (argumento) e Osvaldo Medina (desenho); prefácio de Filipe Homem Fonseca.
Cavalo
de Ferro edita Suspense
ou A Arte da Ficção de
Patricia Highsmith (1921-1995); tradução de Rita Canas Mendes.
Sem comentários:
Enviar um comentário