sábado, maio 08, 2021

FUNDA|MENTAL 92

José de Matos-Cruz | 16 Julho 2021 | Edição Kafre | Ano III – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

17JUL1927-10JAN1978 - Manuel Augusto Martins Tristão da Silva, aliás Tristão da Silva: Artista português, fadista e cançonetista, intérprete de Nem às Paredes Confesso (1954); vedeta de rádio e televisão, actor de teatro; carreira no Brasil, com digressões por Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai e Perú.

20JUL1932-27MAR2010 - Richard Joseph Giordano, aliás Dick Giordano: Editor, ilustrador e artista americano de banda desenhada, lançou Action Heroes em Charlton Comics, e assinou aventuras de super-heróis como Batman, Lanterna Verde / Green Lantern, Wonder Woman / Mulher Maravilha e The Flash, sendo executivo de DC Comics; distinguido como Melhor Editor (Prémio Alley - 1969) ou Melhor Arte-Finalista (Prémio Shazam - 1970-1974).

21JUL1932-09OUT2010 - Paulo-Guilherme Tomáz Dúlio Ribeiro  d’Eça Leal, aliás Paulo-Guilherme d’Eça Leal: Arquitecto e escritor português, ficcionista, poeta e argumentista, cenógrafo, decorador, gráfico, ilustrador, fotógrafo, cineasta, filho de Olavo d’Eça Leal - «Gastei as quatro folhas do meu trevo / e outro não consigo encontrar. / Foi-se-me a sorte, resta-me o destino. / Em todo o caso, lê o que eu escrevo, / lê tudo o que puderes decifrar, / na minha letra tosca de menino. // Para ser amanhã só falta um minuto, / é improvável que algo aconteça. / Não é agora o fim, não é para hoje / mas como a negra morte está de luto / e a roda da fortuna é travessa, / lê depressa, lê já, que o verso foge» (Depressa Que o Verso Foge… - 1999).

22JUL1921-04JUL2000 - Manuel Ribeiro Nunes de Queiroz, aliás Manuel Queiroz: Cineasta português, produtor (Lisboa Filme - 1956, Cinedex - 1962, Forum - 1978) de cinema e televisão, realizador (desde 1978) e decorador; jornalista; carreira em Angola.

23JUL1888-26MAR1959 - Raymond Thornton Chandler, aliás Raymond Chandler: Escritor americano, ficcionista (criador de Philip Marlowe), poeta («Em tudo que chamamos arte, existe uma expectativa de redenção») e argumentista de cinema, autor de À Beira do Abismo / The Big Sleep (1939) ou de O Imenso Adeus / The Long Goodbye (1953) - «Estou convencido de que não existe nenhum processo limpo para se conseguir cem milhões de dólares».

ÁGUA|FORTE

ARTE|FACTO

À BEIRA DO ABISMO (1946)

Transposição do primeiro romance de Raymond Chandler, The Big Sleep, por William Faulkner, Jules Furthman & Leigh Brackett, que baniram as referências políticas. Tão afamada equipa de escritores garantiu o orçamento posto pela Warner à disposição de Howard Hawks, realizador e responsável pela produção. Conservando a atmosfera dissoluta, esta obra-prima - que sagra os parâmetros de Hollywood, pelo culto do filme negro - expõe uma fascinante estratégia, segundo a qual o espectador vai conhecendo os tramites da investigação, ao mesmo tempo que o detective privado. Philip Marlowe (Humphrey Bogart) é incumbido, por um general em declínio, de proteger as duas filhas - uma ninfómana e viciada em drogas, a outra ávida de emoções fortes...
Existiu uma versão original (mostrada às Forças Armadas, em 1945), da qual foram suprimidas / refilmadas cenas com dezoito minutos; e uma cinematização posterior (1978 -
O Sono Derradeiro de Michael Winner, com Robert Mitchum).

FUNDA|MENSAL

PASSA|TEMPO

Renato Abreu coordena e edita o fanzine Orion #6, em que também colabora com Adam Yeater, Bernardino Costantino, João Diniz, José Cromagnon, José de Matos-Cruz, Nicola Rettino, Puransing Jhala e Sofia Gonçalves Lobo. F|M.9-34

Sem comentários:

Enviar um comentário