quarta-feira, outubro 16, 2019

FUNDA|MENTAL 10

José de Matos-Cruz | 01 Novembro 2019 | Edição Kafre | Ano I – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

02NOV1925-08FEV2001 - Artur Francisco da Cunha Semedo, aliás Artur Semedo: Actor e cineasta português, realizador (ficcionista e documentarista), argumentista, produtor, empresário, com carreira no Brasil (1962-1965).

02NOV1927-27JUN2018 - Stephen J. Ditko, aliás Steve Ditko: Argumentista e ilustrador americano de banda desenhada, autor - com Stan Lee - de Spider-Man (1962) e Doctor Strange (1963) - «Sempre me senti fascinado pela sua maneira de ver as coisas, que era muito mais mundana, muito mais real e muito mais preocupada com escolhas morais do que a de qualquer outro autor de quadradinhos» (Neil Gaiman).

06NOV1919-02JUL2004 - Sophia de Mello Breyner Andresen: Escritora portuguesa, poetisa, ficcionista, dramaturga, ensaísta e tradutora - «Para atravessar contigo o deserto do mundo / Para enfrentarmos juntos o terror da morte / Para ver a verdade para perder o medo / Ao lado dos teus passos caminhei // Por ti deixei meu reino meu segredo / Minha rápida noite meu silêncio / Minha pérola redonda e seu oriente / Meu espelho minha vida minha imagem / E abandonei os jardins do paraíso // Cá fora à luz sem véu do dia duro / Sem os espelhos vi que estava nua / E ao descampado se chamava tempo // Por isso com teus gestos me vestiste / E aprendi a viver em pleno vento» (Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo - in Livro Sexto, 1962). F|M.6

07NOV1913-04JAN1960 - Albert Camus: Filósofo, ensaísta, ficcionista e dramaturgo francês - «Compreendi, então, que um homem que houvesse vivido um único dia, poderia sem dificuldades passar cem anos numa prisão. Teria recordações suficientes para não se entediar. De certo modo, isto era uma vantagem.» (O Estrangeiro - excerto, 1942).

07NOV1913-21MAR1968 - Maria Adelaide da Silva Lalande, aliás Maria Lalande: Actriz portuguesa de teatro (após 1928) e cinema (desde Lisboa, Crónica Anedótica - 1930 de Leitão de Barros); distinguida com os Prémios Eduardo Brazão e Lucília Simões.

07NOV1918-04JUL1993 - Maria Teresa do Carmo de Noronha Guimarães Serôdio (Paraty), Condessa de Sabrosa (1947), aliás Maria Teresa de Noronha: Fadista portuguesa; cantora no coro de Ivo Cruz; carreira na rádio (1938), em disco (1939) e televisão (1959); letrista; intérprete de Fado da Verdade; actuações em Espanha, Brasil, Mónaco e Inglaterra.

SUPER|VISÃO

Sentia-me à vontade em tudo, isso é verdade, mas ao mesmo tempo nada me satisfazia. Cada alegria fazia-me desejar outra. Ia de festa em festa. Acontecia-me dançar noites a fio, cada vez mais louco com os seres e com a vida. Por vezes, já bastante tarde, nessas noites em que a dança, o álcool leve, o meu desenfreamento, o violento abandono de cada qual, me lançavam para um arroubo ao mesmo tempo lasso e pleno, parecia-me, no extremo da fadiga e no lapso de um segundo, compreender, enfim, o segredo dos entes e do mundo. Mas a fadiga desaparecia no dia seguinte e, com ela, o segredo; e eu lançava-me outra vez…
Albert Camus
- A Queda (excerto - 1956)
FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

20JUN2019 - Doc Lisboa estreia, com Midas Filmes, Terra (2018) de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres; documentário rodado no Alentejo.

24JUN2019 - No Porto, Fundação de Serralves inaugura a Casa do Cinema Manoel de Oliveira (1908-2015), com projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira, e sendo director António Preto; a programação envolve diversas mostras sobre o Acervo, além de exposições temporária (logo, A Casa No Cinema de Manoel de Oliveira) e permanente (propondo um percurso cronológico pelos filmes do realizador).

26JUN-26AGO2019 - Em Lisboa, Centro Comercial Colombo apresenta, em parceria com Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva, Vieira da Silva [1908-1992] - Exposição Imersiva Na Obra da Artista, através de arte digital e multimédia do colectivo Oskar & Gaspar, com projecto de arquitectura do museu da plataforma KWY.studio, e sendo curador musical Rodrigo Leão. F|M.6

28JUN-01SET2019 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta Portugal: Poesias Sem Números - exposição de pintura de Sohei Yamamoto (Japão).

PASSA|TEMPO

Valentim de Carvalho edita em CD, Integral de Maria Teresa de Noronha (1918-1993).

Livros de Bordo edita O Bon-Odori Em Tokushima de Wenceslau de Moraes (1854-1929).

Afrontamento edita Estreitando Laços - Correspondência Com os Pares Lusófonos (1948-1999) de Ilse Losa (1913-2006); organização de Karina Marques.

Sem comentários:

Enviar um comentário