quinta-feira, setembro 26, 2019

FUNDA|MENTAL 7

José de Matos-Cruz | 08 Outubro 2019 | Edição Kafre | Ano I – Semanário – Desde 2019

FENDA|MENTAL

JUSTA|POSIÇÃO

10OUT1907-09NOV1969 - Carlos Augusto da Silva Ramos, aliás Carlos Ramos: Músico português, fadista («com agradabilíssimo pendor romântico» - António Torre da Guia) e guitarrista, executante em palco, rádio, disco, cinema (desde Aldeia da Roupa Branca - 1938 de Chianca de Garcia) e televisão; empresário (A Toca - 1959).
11OUT1936-24AGO2010 - Maria Dulce Andrade Ferreira Alves Machado Ribeiro, aliás Maria Dulce: Actriz portuguesa de cinema (desde Frei Luís de Sousa - 1950 de António Lopes Ribeiro), teatro, rádio e televisão, declamadora e produtora; carreira em Espanha.

12OUT1890-27NOV1955 - Luís Maria da Costa de Freitas Branco, aliás Luís de Freitas Branco: Compositor português, crítico musical, professor e ensaísta - «Ao significado da sua obra notabilíssima, da sua personalidade fecunda e dominadora, há a juntar a verdadeira paixão que possuía pela Juventude, o entusiasmo com que via os novos triunfar, a sua luta diária, durante cinquenta anos, pelo renovamento, pela europeização da cultura portuguesa, e ainda a generosidade do seu grande coração, sempre disposto a ajudar os que começavam e vivendo com o mesmo entusiasmo as obras dos próprios discípulos, que pretendia sempre colocar à frente das suas» (Joly Braga Santos).

15OUT1844-25AGO1900 - Friedrich Wilhelm Nietzsche: Escritor e filósofo alemão - «Quem luta com monstros, deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro… / E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti».

15OUT1911-11MAR1993 - Manuel Lopes Fonseca, aliás Manuel da Fonseca: Escritor português, ficcionista, poeta e cronista - «Cada domingo, a bebedeira trazia novos aspectos à doidice do Zé da Água. Perante as gargalhadas gerais, obrigava o burro a bater com as patas repetidas vezes no chão enquanto agitava ele os pés descalços, num compasso marcado. / Estavam a dançar o fandango. Por fim parou. Um sorriso alvar escorria-lhe do rosto e dos olhos aguadas e era, num momento, substituído por tal expressão de espanto que os olhos mortiços se lhe abriam atónitos. / Ganha-me o pão e ainda dança que nem um homem! Continua a falar e o animal segue-o, rua acima. As bilhas vão escorrendo, duas de cada lado da albarda. De súbito, Zé da Água salta e dá punhadas no peito, enquanto grita para o largo: É mais esperto que vocês todos juntos! Ajoelha de novo, põe as mãos e atira a voz para as alturas: Nosso Senhor mo guarde!…» (Cerromaior - excertos, 1943).

FUNDA|MENSAL

ACTUAL|IDADE

30MAI-19SET2019 - No Porto, Palácio das Artes apresenta Pablo Picasso [1881-1973] - Suite Vollard - exposição de gravura (1930-1937) organizada por Fundación MAPFRE com Museu da Misericórdia Porto e Taylor’s Port, sendo comissária Charlotte Crapts.

31MAI-29SET2019 - Em Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga / MNAA expõe, sendo director António Filipe Pimentel, Museu das Descobertas - o efeito transfigurador que um museu tem sobre o visitante.

PASSA|TEMPO

Bicho do Mato edita Preparação do Actor - No Seu Processo Criador de Vivência das Emoções - Diário de Um Discípulo de Konstantin Stanislávski (1863-1938); tradução de Filipe Guerra.

Apenas Livros edita Aurora Boreal e O Eterno Paradoxo - Segundo Universo: As Tendências Variáveis de José de Matos-Cruz, com visões de José Ruy, Dário Vidal, João Amaral e Maria João Worm. F|M.1

Daniel Maia edita com Eduardo Martins, para o colectivo Tágide, o fanzine de banda desenhada Outras Bandas # 0; capa de Susana Resende, colaboração de António Coelho, Maria João Claré, Mário André, Patrícia Costa e Shania Santos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário